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Contratos da COSIP serão revistos e cronogramas das obras podem ser alterados

A equipe administrativa da COSIP de Balneário Camboriú iniciou a revisão dos contratos atuais e o levantamento das obras de iluminação pública ainda pendentes de licitação. A medida foi adotada após constatar que obras importantes, como as Avenidas Martin Luther e Ecoparque, não haviam sido contempladas com licitação para instalação de iluminação pública, o que poderá resultar em atrasos na conclusão dessas obras. Também estão na lista de licitação de iluminação pública outras ruas da cidade, como a Rua Taxista Olavo, no bairro da Barra, e a Rua Barra Velha, no bairro dos Municípios.

Problemas logísticos e de estoque

No caso da Avenida Atlântica, o contrato atual prevê a disponibilidade de caminhão para a manutenção da iluminação pública apenas uma vez por semana, mas, em dias de chuva, o serviço é cancelado sem um reagendamento. Para melhorar a eficiência e atender à demanda, a prefeitura está trabalhando na alteração do contrato, com o objetivo de garantir que o veículo de manutenção esteja disponível pelo menos duas vezes por semana.

A COSIP também iniciou o processo de compra emergencial de refletores para a orla da cidade. “Começamos o ano com 50 refletores queimados e apenas 20 em estoque. Somando isso à questão do caminhão, fica evidente o excesso de demandas existentes e a escassez de estoque para reposição de meios de execução dos serviços. Nossa prioridade agora é resolver esses impasses deixados pela antiga gestão”, explicou o Diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Planejamento Urbano, João Koeddermann Filho.

Paralelamente às mudanças contratuais e compras emergenciais, está sendo realizado um levantamento do estoque de materiais, com o objetivo de identificar os itens de maior consumo, planejar as quantidades necessárias para o ano e garantir a aquisição antecipada desses materiais.

“Um exemplo disso são os relés, responsáveis por acionar a iluminação ao anoitecer e desligá-la durante o dia. Esses dispositivos deveriam estar instalados em todos os postes da cidade, mas atualmente não temos estoque suficiente. Como resultado, as luzes permanecem acesas durante o dia, gerando um custo adicional para o município. Melhorar processos e gerar economia também é gestão, e seguiremos neste caminho”, pontuou João.

Aprimoramento no sistema de atendimento ao público

Outro ponto de melhoria identificado é o sistema de atendimento à comunidade. Atualmente, não há registro de protocolo para o acompanhamento das demandas, o que dificulta o controle e a transparência, pois o controle é manual. Para solucionar isso, a COSIP está estudando a implementação de um sistema de registro de solicitações, que gerará um número de protocolo para cada reclamação. Com essa mudança, a população poderá acompanhar o andamento das demandas de forma mais eficiente, garantindo organização no atendimento.

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