Profissionais conheceram o trabalho realizado pelo município, que é referência no atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação
Uma comitiva formada por coordenadoras da Educação e uma auditora de Saúde de Foz do Iguaçu (PR) visitou o Polo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú nesta quarta-feira (14). As profissionais conheceram o trabalho realizado com alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e a estrutura onde são atendidos, na Rua 2400, no Centro da cidade.
No Polo de Altas Habilidades, as crianças recebem uma suplementação educacional, permitindo que desenvolvam projetos próprios de acordo com suas aptidões e interesses.
“Essa vontade de outras cidades em conhecer o trabalho desenvolvido em Balneário Camboriú só evidencia a excelência no trabalho realizado pelos nossos profissionais, que estão dedicados e empenhados em oferecer o melhor atendimento aos alunos”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
A comitiva paranaense foi recebida pela diretora do Polo, Juliana Andriatta Faber, que mostrou o passo a passo dos trabalhos realizados no município. Ela explica que o diferencial de Balneário Camboriú é o formato do atendimento aos alunos, o que acaba colocando o município em evidência.
“Aqui no Polo as crianças passam por toda a fase exploratória fazendo a identificação das áreas de destaque, todo esse atendimento educacional especializado tem base nos autores de referência na área e todo esse processo segue o indicado para este público pelo Ministério de Educação (MEC). Tiramos todo esse procedimento do papel e tornamos realidade aqui no Polo, não só aqui como nas escolas da rede que recebem nossa orientação”, destacou.
A coordenadora de Educação Especial de Foz do Iguaçu, Patrícia Lopes Mendonça Soares, comentou ter ficado impressionada com a amplitude do espaço onde os alunos são atendidos. “Nós hoje temos uma sala de recurso para as altas habilidades e aqui a gente percebe que todas essas questões relacionadas às áreas de interesse vão muito além. Isso brilhou aos nossos olhos”, disse.
A diretora do Polo de Altas Habilidades comentou ainda que além da comitiva paranaense, profissionais de municípios catarinenses estão com visitas marcadas para conhecer a estrutura de Balneário Camboriú. “Professores de Penha e Canoinhas marcaram com a gente para vir até aqui, por ser um trabalho diferenciado que acaba sendo referência pelo fato de ser municipal, já que os poucos polos de atendimento que existem no Brasil, são estaduais”, completou Juliana.
Sobre o Polo de Altas Habilidades
No espaço, é oferecido atendimento pedagógico especializado no contraturno escolar, com o objetivo de identificar e suplementar a aprendizagem, baseado no modelo proposto por Joseph Renzulli e alinhado às diretrizes do Ministério da Educação.
Os alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), fazem parte do público-alvo da educação especial, e por isso pertencem ao Departamento de Educação Especial da rede municipal de educação.
Após o ingresso no Polo, o aluno passa pela fase exploratória, na qual as professoras realizam o processo de investigação e cruzamento de dados dos indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD).
Altas Habilidades/Superdotação
Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em uma ou mais das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Além disso, apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e facilidade na realização de tarefas em áreas do seu interesse.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação, isso apenas na área acadêmica. Se forem observadas outras áreas do conhecimento, esse número pode ser ainda maior.
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
GIPHY App Key not set. Please check settings