A primeira reunião do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), realizada na manhã desta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa, teve como destaque a divulgação das estratégias e ações que serão realizadas pelo colegiado, do qual fazem parte representantes de 24 entidades, públicas e privadas.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), abriu os trabalhos e detalhou as atribuições do comitê. Na sequência, a deputada Paulinha coordenou a formação de três subgrupos temáticos: um para tratar da estrutura física e humana das escolas e buscar formas de financiamento; outro para criar normas, manuais e programas, e sugerir parcerias para fortalecer os procedimentos de segurança; e o último para promover e divulgar ações que estimulem a participação das famílias, estudantes e profissionais de educação.
“Reunimos a inteligência catarinense, com representantes de todos os setores da sociedade. Esse grupo tem totais condições, com apoio dos colegas de trabalho, de elaborar uma proposta que seja viável não apenas para garantir a segurança das escolas, mas também para reforçar a cultura da paz no ambiente escolar. Esse trabalho vai desde investigar qual é a estrutura física da escola ideal, até a equipe de profissionais necessária para atender os alunos”, ressaltou a deputada.
O Comseg Escolar terá reuniões periódicas às terças-feiras para debater e apresentar os avanços dos subgrupos temáticos. Também serão realizadas seis audiências públicas, que tiveram as datas divulgadas durante a reunião: Blumenau (25/05), Joinville (26/05), Lages (1º/06), Chapecó (2/06), Criciúma (15/06) e Florianópolis (16/06). O objetivo é ouvir a sociedade para elaborar, no prazo de 90 dias, um plano de ações com o propósito de ampliar a segurança nas escolas de Santa Catarina.
(com informações da Agência Alesc)
GIPHY App Key not set. Please check settings