Ela que vem do movimento do associativismo, tendo sido presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, ACIBALC, voluntariou-se também na Federação das Associações Empresariais, FACISC, no Conselho da Cidade, no Observatório Social, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, no BC Criativo, rede colaborativa da economia criativa, no Lions Clube Helen Keller, na AMT Ação Da Mulher Trabalhista, entre outras atuações na sociedade civil organizada no estado.
Ciça Müller fará o plantio de árvores nativas em regiões degradadas em Santa Catarina, como uma forma de compensar a emissão de CO² originado no uso de automóvel e na produção dos materiais impressos,uma forma de reduzir o impacto ambiental.
A pauta da campanha também está alinhada aos ODS Objetivos Sustentáveis para Agenda 2030 que é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.Fazem parte do projeto:
Liderança feminina. Santa Catarina precisa de políticas públicas que ampliem os espaços de mulheres nas funções de poder e decisão, em espaços públicos e privados, criando cenários saudáveis e igualitários para todas. Mulheres e mulheres trans, protagonistas nas empresas, nos espaços de poder, nas famílias, nas suas vidas.
Combate à violência contra a mulher. Enquanto Santa Catarina tem dados alarmantes de violência contra a mulher, há apenas 35 delegacias especializadas para 295 municípios. Discutiremos a ampliação dessa rede de apoio, suporte legal, atendimento de saúde, acompanhamento psicológico e divulgação de informações, buscando aumentar a segurança da mulher em todo o estado e o acolhimento eficiente às vítimas.
Política Pública Social. Nosso mandato terá uma proposta de debates e políticas que encarem demandas sociais importantes. Entre elas, o incentivo à educação integral para crianças e adolescentes, com uma formação focada na inserção do mercado de trabalho, possibilitando mais autonomia e oportunidades para mulheres mães solo. Vamos estimular o empoderamento e a inclusão social das mulheres esteio de família para garantir a redução das desigualdades sociais. Além disso, nosso mandato vai debater e incentivar o apoio as pessoas com deficiência e autismo, com ampliação da rede de saúde e educação especializadas. Mulheres do sistema prisional será contempladas por projetos de educação continuada, bem como desenvolvimento de habilidades em áreas de conhecimento (tecnologia, marketing, finanças, etc)
Empreendedorismo
Incentivos ao empreendedorismo. Iremos debater ações e propor incentivos às pequenas empresas, linhas de crédito para empreendedores, taxas diferenciadas para microempresas e mecanismos de incentivo para novos negócios. Nosso mandato será a voz das entidades de classe e coletivos que lutam pelo desenvolvimento econômico.
Negócios locais. A economia de Santa Catarina é também baseada em pequenos negócios e muitas cidades estão entre as melhores do país para empreender. Vamos propor ações de fomento de comércios locais, valorizando produtos e serviços da nossa gente, assim como fomentar as cadeias de baixo impacto e incentivar o consumo das produções locais, gerando emprego e renda de forma sustentável.
Infraestrutura. Uma de nossas bandeiras é a duplicação da BR-470 e a melhoria dos acessos, rodovias e outras estradas do estado. Desenvolver o escoamento da produção em pontos estratégicos e discutir a implantação e otimização do transporte público em Santa Catarina será outra prioridade do nosso mandato, buscando integração de todos os modais para estimular a mobilidade com eficiência, baixo custo e impacto ambiental reduzido aos catarinenses.
Turismo e Cultura
Fomento ao Turismo – Serra, praia, patrimônio histórico, turismo ecológico. Santa Catarina é um celeiro de experiências e o turismo representa cerca de 12% do nosso PIB. Nosso mandato vai dar voz aos empreendedores do turismo, dialogar com o trade e fomentar essa atividade tão importante para o crescimento do nosso estado.
Valorização da Cultura – Múltiplos povos construíram Santa Catarina e cada um deles contribuiu com bens imateriais que precisam ser valorizados e preservados. Vamos construir políticas públicas para valorizar esse bem coletivo e ser voz para os movimentos que apoiam e estimulam as tradições do nosso estado.
Criatividade – A economia criativa é uma matriz econômica que precisa ser estimulada em Santa Catarina. Cinema, dança, música, fotografia, artesanato, arquitetura, gastronomia, o tecido cultural que envolve diversas áreas e a transversalidade dessas áreas dá sustentação entre tantas outras, são atividades que geram emprego, renda e desenvolvimento. Mas, para ampliarmos a participação da indústria criativa, precisamos fomentar editais de apoio, valorizar as produções locais e apresentar a nossa arte como valor para o mundo.
Economia, sustentabilidade e desenvolvimento
Água para a vida e para o desenvolvimento – Recursos hídricos são fundamentais para a vida. Precisamos entender que sem água não há indústria, não há comércio, não há serviço. O estado sofre recorrentemente com escassez e também com enchentes, além da falta de acesso a saneamento básico em diversos municípios. Por isso, nosso mandato vai ser porta voz dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado, pautando o tema da água com responsabilidade e olhar para o futuro ambiental e social de Santa Catarina.
Energia renovável – Em relação aos demais estados do Brasil, Santa Catarina tem se posicionado bem em relação ao estímulo às energias renováveis no estado. Mesmo assim, apenas 0,15% dos consumidores catarinenses têm como fontes de energias o sol ou o vento. No debate das smart cities, no olhar para os carros elétricos, vamos usar o mandato para debater incentivos e estimular a adoção de meios alternativos de geração de energia limpa nas cidades e nos campos do estado.
Segurança Pública – Para além de ações de repressão e aumento de efetivo, defendemos que avanços na segurança pública devem passar por políticas de prevenção social, a exemplo de projetos que encaminhem o jovem para o mercado de trabalho, que orientem os mais vulneráveis e tornem nossa gente mais feliz e segura, potencializando assim o desenvolvimento social e econômico do estado.
GIPHY App Key not set. Please check settings