in

Caminhada do Pepa e suas prosas

O Dia dos Namorados foi marcado por muito amor e o sábado amanheceu lindo, maravilhoso e saltamos cedo da cama. Dona Kátia não quis nem o café, servido na cama, como normalmente acontece. Foi para a aula de yoga enquanto segui até à feira da rua 200, afim de comprar queijo parmesão uruguaio, salame, palmito e algumas frutas. Lógico, sem deixar de usar a máscara. Tudo muito rápido, cumprimento um amigo que tinha enviado pelo WhatsApp a imagem da matéria do Diarinho sobre a Câmara Municipal, na gestão do vereador Omar Tomalih. “Salários bombam com gratificações “ era o assunto tratado. Também escutei o comentário de que o gabinete de Omar é o primeiro em gasto , fiz um gesto afirmativo com a cabeça, e me despedi em direção ao Celtinha estacionado em frente ao teatro municipal, que nunca apresentou um espetáculo de primeira qualidade.

Pepa e Kátia Perini

Parei novamente para comprar a trimania no bar do Galego. Sorrindo, ele informa que no outro domingo vendeu uma cartela premiada. Do Galego fui para a Capela Mortuária de Camboriú, no velório da mãe do Paulinho Dalago, prefeito de Bombinhas. Cumprimentei a deputada Paulinha, falei rapidamente com o presidente do MDB de Itajaí, o amigo Rebelo Júnior e fiquei satisfeito com o comentário de que Volnei Morastoni está a caminho da merecida reeleição. Em Camboriú também participei da missa, na Igreja Matriz e do sepultamento, no cemitério municipal, onde aproveitei para visitar os túmulos de meu pai Dorval, minha mãe Maria e os irmãos Toninho e Dário, um momento de muita nostalgia.

Minutos depois cheguei no Bar do PP , na rua 3.300. Recém estava abrindo, cumprimento o Teco, figura popular e escuto o comentário:”Pepa, o Fabrício agora emplaca a reeleição, começou a trabalhar e vai entregar algumas obras. Depois de algumas explicações sobre a Quarta Avenida e o Molhe do Pontal Norte já tinha outra visão a respeito do quadro eleitoral e complementou “ é mesmo, até o projeto do elevado da Quarta Avenida é do Edson Piriquito“.
Na saída , leio a mensagem da Lili, querida esposa do Mauricio Escova, baita músico, que muitas noites de alegria já proporcionou à nossa região. Mas a Lili solicitou uma matéria sobre a indústria da multa e reclama do radar que afirma estar mocosado na descida do morro das Laranjeiras, após a pousada Cabana Pai Tomaz. “Recebi uma multa por trafegar a 56 km, mas na notificação consta que a velocidade pode ser até 20 % acima do permitido. O incrível é que tem muita gente reclamando e não consegue resolver“.
Depois de uma caminhada até a Barra Sul, um suco de laranja no Unipraias, a satisfação de observar os bondinhos novamente em movimento, outro encontro e uma nova missão para o Blog do Pepa: cobrar do Levi, presidente da Colônia de Pescadores, o destino do dinheiro do aluguel de alguns imóveis do antigo Mercado Público. Vamos procurar o Levi para conversar.

Pepa em um registro de suas caminhadas

Depois da saborosa isca de pescada no Kananga, o registro, ao longe, da conversa do Valdir Zanella com o pré candidato a prefeito do PSDB, engenheiro Auri Pavoni.
Logo após uma parada para café na rua Israel, no bairro das Nações, e os cumprimentos ao Laurinho e Beto, mais alguns presentes. A conversa girou em torno da live entre Edson Piriquito e Leonel Pavan. Uns aplaudindo, falando em evolução, sabedoria e a necessidade da retomada do progresso. Outros ainda não preparados para assimilar a ideia e daí em diante, com citações de outras alternativas, como Auri Pavoni, Coronel Evaldo e Piruka.
O amigo Silveira concorda com tudo, menos que falem mal do atendimento da saúde na rede municipal e todos se calam em respeito.
Mais pra frente, o Fernando para a camionete e pergunta sobre a caminhada do Blog do Pepa. Alguns passos mais e o encontro com outros conhecidos, alguns querendo saber de Fabio Flor, outros sem perdoar a atual administração:” faz quatro anos que o bairro das Nações tá esperando o governo das Novas Ideias. Tá acabando o mandato e o que se viu foi uma ou outra rua requalificada e a UPA das Nações, deixada pronta pelo Piriquito, mas o Fabrício levou mais de três anos para entregar”. As reclamações aumentam: “O bairro das Nações tem quase 36 mil moradores, é o maior de Balneário Camboriú e aqui as Novas Ideias não chegaram. O estádio municipal e o Centroeventos estão abandonados. Uma promessa de campanha era a Capela Mortuária, para os moradores do Ariribá, Pioneiros e Nações, mas nada. Fabrício somente agora em março participou de uma reunião com os moradores e uma equipe técnica, mas chegou a pandemia e pelo visto tá tudo parado“.

Final de tarde, consegui chegar no Bar Academia, na rua Peru. Qualquer dia, combinei com o vice-prefeito, Carlos Humberto, vamos bater um papo nesse bar tradicional do bairro e comer um bolinho de carne. Ali encontro com o Tura, ex-proprietário de um mercadinho na avenida Palestina, o Nilson, veterano entregador de jornais, Claudir, recém aposentado da Prefeitura e o coronel Ronaldo, aposentado da Polícia Militar, um frequentador assíduo e muito querido no local. Ronaldo comenta com entusiasmo sobre o Blog do Pepa e o papo rola sobre política, a sua candidatura a vereador pelo partido da Dileta, fala com carinho e comenta o perfil de comunicadores como Marzinho ( Página3), Elias Silveira, Niltão ( Camboriú Agora), Calebe (Ric Record), Tigrão ( Menina FM) e outros. No encerramento da conversa que contou com a participação do empresário Canoa, uma entrevista marcada para o final desta segunda-feira (15).

Escrito por Pedro Paulo Gonçalves, o PEPA, Jornalista Profissional- 0003349SC- Notícias e comentários políticos sobre Balneário Camboriú e região.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Cadê o Movimento Salve a Rainha?

46 anos de história