in

BLACK FRIDAY
Empresários devem considerar markup e recolhimento de impostos para dar descontos

Método define limite para desconto ao considerar custo e intenção de venda do item. Negociantes também precisam garantir controle de documentos fiscais, aponta especialista

Comerciantes de lojas virtuais ou físicas devem ficar atentos ao markup de produtos – o cálculo que define limites para redução de valores – e ao recolhimento de impostos ao disponibilizar descontos na Black Friday deste ano, prevista para 25 de novembro. É o que aponta o advogado Thiago Alves, especialista em compliance tributário e sócio-diretor do Instituto Brasileiro de Gestão e Planejamento Tributário (IBGPT). Pesquisa lançada recentemente pela NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bexspay, mostra que 78% dos brasileiros pretendem comprar produtos pela internet, sendo 59% do total no Sudeste do país.

“É importante que os empresários prestem atenção no markup, que nada mais é que uma fórmula de precificação com base no custo do produto, considerando a intenção de venda. Isso porque esse método traz mais segurança para a negociação, colocando um limite, sem extrapolar o permitido. Em muitos casos, o desconto dado pelo empresário na Black Friday não vai pagar nenhum tributo sobre a venda, o que não é permitido. Os comerciantes devem visualizar o preço do item, o markup e, assim, dar o desconto considerando a margem de contribuição de impostos”, pontua Alves.

Empresários também precisam estar com a documentação fiscal em dia para não serem acionados pela Receita Federal e, consequentemente, arcarem com dívidas tributárias. Entre as atitudes necessárias para a Black Friday, bem como todo o ano fiscal, estão o armazenamento dos documentos em nuvem ou digitalmente, o que evita extravios de papéis e aumenta o controle dos dados; e ter funcionário ou apoio de equipe que entenda da legislação fiscal e das classificações dos produtos no Brasil, como forma de evitar caracterizações incorretas ou ausência de informações em notas fiscais, por exemplo.

“Neste período do ano, principalmente, ter uma boa gestão tributária é imprescindível para as empresas. Todo o processo de venda, desde a conferência das notas fiscais dos produtos no estoque e o fluxo de caixa até a negociação e precificação e as saídas, deve ser acompanhado por profissionais aptos que garantam que nenhum tributo deixará de ser recolhido da forma indicada. O planejamento tributário aqui é a alma do negócio”, finaliza o especialista.

__
Foto: Divulgação / Huna Comunicação

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Horário diferenciado durante a Copa do Mundo na Prefeitura de Balneário Camboriú

Porto Belo recebe visita técnica ao Píer Municipal