A inspeção do novo gramado sintético do Barra Futebol Clube, de Balneário Camboriú, foi finalizada na tarde desta quinta-feira (31) pelo engenheiro colombiano Jhon Cajiao, do Labosport, laboratório credenciado à FIFA (Federação Internacional de Futebol). O especialista vai redigir na próxima semana um relatório completo sobre a estrutura encontrada e o resultado será publicado pela entidade máxima do futebol entre 14 a 21 dias após a aplicação dos testes. E, então, será expedido o certificado de qualidade em caso de aprovação do novo campo de treinos do Pescador.Existem apenas sete campos artificiais certificados pela FIFA no Brasil – como os estádios Allianz Parque, do Palmeiras, e Arena da Baixada, do Athletico.
“Investimos tempo e empenho na construção deste novo gramado artificial. Buscamos profissionais com renome no mercado para fornecimento de material e instalação. Acreditamos que entregamos um produto de qualidade aos nossos treinadores e jogadores, que, certamente, vai nos beneficiar por um longo período”, destacou Bene Sobrinho, presidente do Barra.
Essa foi a primeira vez que um engenheiro de inspeção de campos de futebol FIFA realizou uma vistoria em um gramado sintético em Santa Catarina. A certificação da entidade máxima do futebol mundial atesta que o campo artificial tem as características da interação da superfície com o atleta e da superfície com a bola idênticas a de um campo de grama natural.
Os testes tiveram seu início na quarta (30), às 15h40, adiados em 40 minutos em relação ao previsto, em decorrência da forte chuva que atingiu a região do Centro de Treinamentos do Pescador. O profissional do Labosport realizou atividades que mediam a resistência de rotação de joelhos, rebote de bola, nivelamento de campo, entre outros. Nesta quinta, a inspeção foi finalizada com testes como absorção de impacto e medição da largura e comprimento do campo.
“O saldo é positivo, a expectativa é positiva. Foram elogiados a instalação e o campo. A capacidade drenagem também foi muito elogiada, até mesmo após uma chuva intensa e rapidamente o campo já estava em condições de uso. Nós almejamos o certificado com a FIFA que vai colocar o gramado apto a atender até competições internacionais”, declarou Christian Truda, Responsável Comercial Brasil da Limonta Sport, empresa contratada pelo Barra FC para a instalação do novo campo.
As obras para a instalação da grama artificial se iniciaram no final de novembro de 2021 e foram concluídas no dia 22 de março.
BARRA FUTEBOL CLUBE
O Barra é um clube da cidade de Balneário Camboriú, fundado em 18 de janeiro de 2013. Em sua jovem história, já acumula conquistas dentro e fora do campo. Foi campeão catarinense da Série C de forma invicta em 2015, ascendendo para a segunda divisão estadual. Em 2021, também mantendo a invencibilidade ao longo da campanha, o Pescador foi campeão da Série B Catarinense. Neste ano, disputou pela primeira vez a elite do futebol de Santa Catarina e assegurou a permanência na Série A para a temporada 2022.
As divisões de base do clube também já celebraram conquistas no Campeonato Catarinense nas categorias sub-17 e sub-20. Neste ano, a categoria de base do clube também celebrou uma importante conquista. Três garotos da equipe sub-20 – Bruno Branco, Gabriel Jesus e Lucas Nunes – participaram de um intercâmbio de doze dias na base do TSG Hoffenheim, equipe que disputa a Bundesliga na Alemanha e uma referência na formação de atletas no país germânico.
LIMONTA SPORT
A Limonta Sport é uma fabricante de gramados artificiais e híbridos para esportes como futebol, rugby, beisebol, padel e futebol americano. Criada em 1972, a empresa é fornecedora de gigantes do futebol mundial, como Real Madrid, Atlético de Madrid, Milan, entre vários outros.
Possui uma gama de produtos artificiais aprimorada com inovações seguras e ecológicas, como preenchimentos orgânicos naturais para superfícies artificiais e sistemas híbridos inovadores de grama natural e artificial.
GIPHY App Key not set. Please check settings