in

Bandeira Azul: Praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho recebem premiação internacional no Rio de Janeiro

As três bandeiras que atestarão a qualidade das praias de Balneário Camboriú na temporada 2022/2023 serão entregues ao Município nesta sexta-feira (11) à tarde, durante a 1ª Cerimônia Nacional Bandeira Azul. O evento será em Niterói (RJ), no Guarderya Beach Club, e reunirá representantes dos locais contemplados com o prêmio do Programa Bandeira Azul no Brasil.

Representará o Município a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi. Em Balneário Camboriú, terão a bandeira azul hasteada as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. O hasteamento deverá ocorrer em dezembro, com cerimônia em Taquaras.

O Bandeira Azul é um prêmio internacional que sinaliza para a população que um local tem qualidade de água e é seguro. É concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Já Taquaras obteve o primeiro reconhecimento em outubro de 2022, com a aprovação do júri internacional do programa. Na cidade, a Tedesco Marina também renovou a bandeira azul.

Para a temporada 2022/2023, o júri internacional do programa avaliou a inscrição de 29 praias e 11 marinas brasileiras, considerando todas aptas. Santa Catarina tem 18 das 29 praias brasileiras aprovadas, além de quatro das 11 marinas brasileiras contempladas.

Praias passam por melhorias

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019, com as praias do Estaleiro e Estaleirinho. No início de 2017, o município habilitou-se pela primeira vez a obter a premiação. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências, baseadas em 34 critérios. Entre as ações para a conquista do prêmio, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos.

“Para esta temporada, a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Obras estão fazendo melhorias nas passarelas de acesso e no cercamento das restingas. Houve algumas ressacas que causaram bastante estrago nas Praias Agrestes. Estamos fazendo a revisão nos banheiros e finalizando as licitações de contratação da análise de água, limpeza dos banheiros e para as ações de educação ambiental. Também abrimos vagas para contratação de monitores para as praias”, diz Maria Heloisa.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Definida a ordem das apresentações no Festival da Canção de Balneário Camboriú

Projeto recupera e expõe acervo do coral mais antigo de Itajaí