A próxima atividade de educação ambiental do Programa Bandeira Azul ocorre domingo (26), a partir das 9h30, na Praia Central de Balneário Camboriú. A ação será desenvolvida no posto guarda-vidas perto da Rua 1500, pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Univali, em parceria com o Projeto Golfinho e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Com os guarda-vidas do Projeto Golfinho, os banhistas, principalmente o público infantojuvenil, vão aprender sobre os perigos do mar. Do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o projeto visa educar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.
Haverá também atividades lúdicas relacionadas aos ecossistemas costeiros, com abordagens sobre a importância da preservação desses ecossistemas e os animais que neles vivem. Está na programação uma exposição de exemplares de animais marinhos que foram encontrados na região pelo PMP-BS.
Bandeira Azul é um prêmio ecológico concedido a praias e marinas que atenderam a critérios referentes à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o reconhecimento, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para os visitantes. Em Balneário Camboriú, as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho têm a Bandeira Azul hasteada.
As atividades de educação ambiental do programa não precisam ser desenvolvidas necessariamente nas praias contempladas com o prêmio ecológico. A programação deste domingo será na Praia Central em razão de o Projeto Golfinho já fazer ações educativas no local.
Atividade
Domingo (26/01), a partir das 9h30, na Praia Central (no posto guarda-vidas perto da Rua 1500)
GIPHY App Key not set. Please check settings