Três candidatos estão na páreo para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina no próximo ano
São vários candidatos de Balneário Camboriú que estão na disputa eleitoral deste domingo (2), tanto a deputado federal como para estadual. Poucos, entretanto, possuem possibilidades reais de chegar entre os 40 parlamentares que serão eleitos.
Carlos Humberto (PL) aparece como o melhor posicionado. O vice-prefeito de Balneário Camboriú iniciou a pré campanha com muita antecedência e arrigementou cabos eleitorais e simpatizantes em várias regiões do Estado.
Edson Piriquito (Republicanos) aparece bem cotado. Candidato de um partido pequeno, consegue atrair eleitores que atualmente são contrários à administração do prefeito licenciado Fabrício Oliveira (agora no PL).
Correndo por fora, Lucas Gotardo (Novo) talvez não tenha resultados esperados em Balneário Camboriú, mas pela forma de fazer política do seu partido pode surpreender com expressiva votação.
As demais candidaturas não tem apresentado um bom desempenho até este sábado (1º), véspera da eleição. Mas também não se pode descartar algumas surpresas que as urnas poderão revelar.
Porém é importante destacar que, com o fim das coligações, quem estiver em partidos tradicionais podem obter mais votos. Para o cientista político Eduardo Guerini, existe a expectativa que o candidato a deputado estadual mais votado deverá ultrapassar os 100 mil votos. Já o eleito com a menor votação terá que ultrapassar 20 mil votos.
Para o cientista político, a média ideal seria o candidato alcançar 80 mil votos. Neste caso, Balneário Camboriú por si só, mesmo com mais de 100 mil votos, não teria como eleger um representante, levando-se em consideração a quantidade de votos e a quantidade de candidatos. Sem contar que candidatos de outras regiões (foram mais de 70 na eleição de 2018) também buscam votos na cidade.
Analisando, portanto, a conjuntura atual, podemos afirmar que Carlos Humberto reúne as condições ideais para estar entre os 40 parlamentares estaduais da próxima legislatura da Assembleia Legislativa.
No nosso próximo comentário analisaremos a situação dos candidatos a deputado federal na região.
GIPHY App Key not set. Please check settings