No próximo domingo (18), o município de Balneário Camboriú participará do maior exercício coordenado de evacuação e resposta a emergências da história do país. O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), mobilizará aproximadamente 240 mil pessoas em toda Santa Catarina.
A ação envolverá evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. Com a coordenação da SPDC, o simulado será executado entre 8h e 17h do domingo, com participação ativa de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais.
Em Balneário Camboriú, o gabinete de crise será instalado na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e irá envolver, de forma online e presencial, diversas secretarias do Poder Executivo. “Esse exercício é um grande evento, onde poderemos simular a resposta a desastres causados por eventos naturais severos. Assim que tomou ciência desse simulado, a Prefeita Juliana Pavan determinou a nossa participação, para que estejamos cada vez mais alinhados diante dessas situações. Durante os desastres, as pessoas estão acostumadas a ver grandes operações de salvamento, com voos de aeronave, uso de embarcações e outros maquinários, porém, existe uma série de documentos e atividades administrativas que precisam ser executados, como reunião digital, compartilhamento de decretos, planilhas de serviços de controles que serão executados”, destacou o Diretor de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú, Coronel Aldo Baptista Neto.
O simulado será ancorado nas estruturas dos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), ativados em cada município participante, além das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados. O Governo do Estado também pretende utilizar o evento como oportunidade para revisar protocolos, testar sistemas de comunicação, atualizar bases de dados e identificar, em tempo real, eventuais lacunas operacionais — uma espécie de ensaio geral diante de cenários reais de risco.
Com informações do Governo do Estado
GIPHY App Key not set. Please check settings