in

Balneário Camboriú garante alimentação balanceada para mais de 15 mil alunos

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú assegura a alimentação escolar balanceada para mais de 15 mil estudantes da rede municipal, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O cardápio servido nas unidades e centros educacionais é planejado por uma equipe de nutricionistas e aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que conta com representantes de pais, trabalhadores da educação, entidades civis e do poder executivo.

“Além de elaborar, nós fiscalizamos para que o padrão de alimentação seja mantido, garantindo uma refeição de qualidade para todas as crianças do nosso município, desde os alunos dos Núcleos de Educação Infantil até os adultos que estudam no Centro de Educação de Jovens e Adultos”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

A Merenda Escolar

A merenda escolar vai além de um direito, ela tem papel fundamental na educação alimentar e nutricional dos alunos, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, o aprendizado e a adoção de hábitos saudáveis.

“Nós temos que oferecer mais de 50 itens alimentares e, hoje, cumprimos muito além disso. Só de vegetais e frutas, servimos mais de 30 tipos. Priorizamos tanto as frutas ao longo do ano quanto as da estação”, contou a nutricionista da rede municipal de educação, Thais Guastalle.

No início do ano, o cardápio passou por algumas modificações para diversificar a oferta de alimentos. Foram adicionados pão de queijo e queijo muçarela nos lanches, além de carne desfiada com aipim cozido para o almoço.

Elaboração do cardápio

O cardápio da merenda escolar passa por um rigoroso processo de elaboração, que inclui estudos preliminares, análise nutricional, testes de receitas e avaliação da aceitação dos alunos. A preparação das refeições é feita por agentes de alimentação capacitados, seguindo protocolos de segurança alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos.

O fornecimento da merenda conta com investimentos permanentes dos governos federal e municipal, garantindo a qualidade e variedade dos alimentos oferecidos.

Dieta especial para alunos com restrição alimentar

Estudantes com restrições alimentares recebem um cardápio adaptado, elaborado por uma equipe especializada. Para que a criança receba alimentação adequada à sua dieta, basta que os pais encaminhem à escola um laudo médico detalhando o tipo de restrição alimentar.

Atualmente, 98 alunos estão sendo atendidos com uma dieta individualizada. Eles também são acompanhados ao longo do ano para verificar a aceitação da alimentação.

Horários das refeições

Nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) as crianças recebem entre duas – meio período – e quatro – período integral – refeições ao longo do dia: lanche da manhã (8h), almoço (11h), lanche da tarde (14h) e jantar (17h).

Nos Centros Educacionais Municipais (CEMs), de ensino fundamental, é servida uma refeição: às 9h30 para o turno matutino e 14h30 para o vespertino.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Secretaria de Saúde notifica empresa responsável pelo pronto-socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso

Empresários se reúnem para conhecer projeto de Fortalecimento do Turismo em Porto Belo