in

Bairro da Barra recebe mutirão de combate à dengue neste sábado

Localidade é a que mais tem focos do mosquito

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio das Vigilâncias Ambiental e Sanitária, realizará, na manhã deste sábado (5), mais um mutirão de combate à dengue. A ação será no Bairro da Barra, com o objetivo de eliminar focos e potenciais criadouros para o Aedes aegypti. A força-tarefa está prevista para iniciar às 8h, a partir da Rua Donaciano Santos, esquina com a Rua Adaci Gomes.

O bairro já recebeu o mutirão no início do mês de fevereiro e, agora, volta a receber a ação. Conforme explica o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, a ação retorna à localidade devido ao alto número de focos identificados no bairro. “Pela primeira vez, um bairro ultrapassa o Centro na quantidade de focos, por isso voltaremos com o mutirão”, alertou.

Até a última segunda-feira (31), dos 439 focos identificados no município, 100 deles estão no Bairro da Barra, com o maior número registrado, seguido por 96 focos no Centro. “A maioria dos focos estão em depósitos móveis, ou seja, fácil de eliminar. Por isso é muito importante a mobilização deste sábado”, ressaltou David.

O diretor explica que a maioria dos focos são encontrados em residências e, mais uma vez, pede a colaboração e conscientização da comunidade. “São orientações básicas fáceis e muito eficazes. Estes cuidados precisam ser adotados constantemente”, orientou.

Além de orientar os moradores, durante o mutirão as equipes realizarão no local a chamada “eliminação mecânica”. “Basicamente, vamos percorrer o bairro para eliminar espaços e recipientes que acumulem água e aplicar larvicida onde for necessário. É uma ação simples, mas que interrompe o ciclo de vida do mosquito”, explicou David.

Por isso, o diretor já pede antecipadamente a colaboração dos moradores. “É muito importante que as pessoas permitam a entrada dos agentes em suas casas para fazer esse trabalho de verificação e eliminação dos focos. Vamos estar com carro de som e passar pelas ruas com nosso mascote – o Mosquitão – em carro aberto. A intenção é chamar a atenção”, afirmou.

A ação seguirá até às 12h, com término na Praça da Figueira. O mutirão terá a participação das equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra e apoio da Secretaria de Obras – região Sul, Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, BC Trânsito, Defesa Civil, Secretaria de Planejamento, Fiscalização de Obras e Atividades Urbanas, empresa Ambiental e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt),

Números

Segundo boletim semanal epidemiológico, até a última sexta-feira (28), foram 68 casos de dengue confirmados na cidade. Destes, 31 são autóctones, um importado, 33 indeterminados e três deles estão em investigação.

Ajude na prevenção

A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção da dengue passa pela contribuição da própria comunidade. Neste sentido, reforça o pedido de colaboração de todos com os cuidados necessários.

As principais orientações para evitar a transmissão são:

  • esvaziar garrafas, potes, vasos e deixá-los tampados ou virados para baixo;
  • guardar pneus em locais cobertos;
  • limpar bem as calhas de casa;
  • manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados e limpos;
  • colocar areia nos pratos de vasos de planta;
  • amarrar bem os sacos de lixo;
  • não acumular sucata e entulho.

Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Divulgação/Secom
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Audiência pública discute regulamentação do bronzeamento artificial em Santa Catarina

Assistência Social promove “Dia Azul BC” em apoio à conscientização sobre o autismo