in

Aula inaugural do programa “Luta por Elas” reúne mulheres para capacitação em defesa pessoal em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú deu início na segunda-feira (3) ao programa “Luta por Elas”, um projeto governamental de defesa pessoal para mulheres da cidade. A aula inaugural reuniu cerca de 35 alunas e marcou o lançamento da iniciativa promovida pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e do Grupo de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes. O programa tem como objetivo capacitar mulheres para se defenderem em situações de risco, promovendo mais segurança e autonomia no dia a dia.

Durante a aula, foram apresentados os instrutores responsáveis pelas aulas de defesa pessoal: GM Felipe Dantas e o agente de trânsito Cleiton “Foguete” Duarte, que atuarão ao lado de outros profissionais da Fundação Municipal de Esportes (FME), por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

“Esse projeto é incrível, e reforça o compromisso do nosso governo com a defesa das mulheres. Nós temos dois professores com grande currículo, fora os outros que ainda virão, que com certeza, serão a virada de chave na vida de muitas mulheres, que estarão tendo aula não apenas pelo aprendizado, mas pela oportunidade de se defender no dia a dia das lutas diárias que a vida impõe. Nossos índices de violência doméstica e familiar irão com certeza ser combatidos de frente, em ações como essa, que é apenas o primeiro passo”, enfatizou a prefeita Juliana Pavan.

O Secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, destacou que nos próximos meses, o programa terá um novo braço, com a abertura de turmas exclusivas para idosos. “Nós temos uma grande parcela da população de Balneário Camboriú que está já na terceira idade, e nós, enquanto secretaria, estaremos trazendo eles para nosso convívio, não apenas ensinando defesa pessoal, mas também com ensinamentos da prática diária da vida, como o uso da tecnologia, por exemplo. É um grande passo para a nossa cidade, e que contribuirá em muito para o fortalecimento da nossa segurança pública”, afirmou o secretário.

As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 20h30, e também no sábado de manhã, em horário ainda a ser definido. O programa é totalmente gratuito, e oferece, além da estrutura física da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, materiais para as alunas do projeto utilizarem, como luvas de treinamento, camisetas, aparadores, entre outros. Alem disso, o GPM realizará a integração com as mulheres, inclusive, oferecendo apoio jurídico para as que são ou foram vítimas de violência doméstica.

“Pra nós mulheres é importante esse aprendizado. Eles nos preparam pra enfrentar de frente os problemas do dia a dia, e através da defesa pessoal, nos dão a chance de saber como nos defender. Gostei muito da primeira aula, dos instrutores, e já estou ansiosa pra próxima aula”, declarou a aluna do programa, Rafaela Mendonça.

Também estiveram na cerimônia, o vice-prefeito Nilson Probst, os vereadores Ciça Muller e Samir Dawud, a subprefeita da Barra Grasiela Martins, a diretora de Políticas Públicas para Mulheres de Balneário Camboriú Anna Nienkötter, o comandante da Guarda Municipal GM Fábio Rambo, o sucomandante GM Josué, e da responsável pelo Grupo de Proteção à Mulher, GM Tássia.

Sobre os Instrutores

Felipe Dantas, 42 anos, é graduado em Segurança Pública, graduando Bacharelado em Ed. Física, pós-graduando em Personal Trainer e Treinamento Desportivo, guarda municipal há 13 anos, faixa preta de judô e hapkido, ex-atleta de rendimento e posteriormente professor de judô na Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú até 2010. Ex-competidor de judô, jiu-jitsu, taekwondo e hapkido, tendo sido medalhista nessas modalidades. Sagrou-se campeão mundial do World Open Championship 2008 de Hapkido. Tem diversos cursos na área de Combate com Facas. Já ministrou cursos na área da defesa pessoal para mulheres, seminário em academia de artes marciais, além de trabalhos voluntários em projetos para crianças e de defesa pessoal na Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú. Atualmente dá treino personal para atletas de alto rendimento de renome internacional, competidores de jiu-jitsu que buscam se aperfeiçoar na parte de quedas/projeções.

Cleiton “Foguete” Duarte, 44 anos, é agente de trânsito de Balneário Camboriú há seis anos. Atleta profissional de MMA, venceu 18 de 21 lutas na carreira. Multiatleta das artes marciais, tendo competido no jiu-jitsu, boxe, kickboxing, taekwondo, muay-thai e luta livre. É faixa preta de taekwondo, instrutor de boxe e graduado em luta livre. Ex-participante do TUF Brasil – The Ultimate Fight 2ª Temporada, evento promovido pelo UFC, entre outros eventos de MMA. É formado técnico em Contabilidade e graduando do Curso Superior de Gestão Pública.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Boias de sinalização serão instaladas na praia central de Balneário Camboriú no final de semana

Balneário Camboriú será uma das cidades de Santa Catarina a implantar o método Wolbachia