in

Ato cívico na Escola Francisca Alves Gevaerd antecede transferência simbólica da sede administrativa para Barra

Segunda edição do programa Pátria na Escola ocorreu na manhã desta sexta-feira (25)

A Escola Francisca Alves Gevaerd foi palco da segunda edição do programa Pátria na Escola, evento cívico realizado antes da transferência simbólica da sede administrativa do governo municipal para a Subprefeitura da Região Sul, no Bairro da Barra, nesta sexta-feira (25).

O ato foi realizado no início da manhã e contou com a presença da comunidade escolar e autoridades políticas. No evento, os presentes executaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino do Estado de Santa Catarina, o Hino do Município de Balneário Camboriú e o Hino da Bandeira.

Na cerimônia, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, falou sobre a importância de implementar o projeto que resgata e reafirma os valores que une o povo brasileiro.

“É um momento muito importante para todas as unidades de ensino do Balneário Camboriú, e fico muito feliz que está sendo bem aceito. Hoje é a segunda edição que acontece aqui no município. Espero que possamos, a partir de agora, ter um programa de cidade, porque governos passam e o Programa Pátria na Escola deixa um legado de valorizar as raízes do povo brasileiro, o respeito pela nossa nação”, destaca.

Para a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, o programa busca fortalecer os valores da cidadania e democracia por meio da execução dos hinos. “Ele também é um momento de consciência, do sentido de pertencer a uma pátria, de pertencer a um território. Entender a sua letra também é uma possibilidade de entender quais são os valores que fazem parte da sociedade ou que vêm ao longo do tempo dando sedimento àquilo que nós chamamos de exercício da cidadania”.

“Esse momento foi muito simbólico. Nós estamos realmente muito felizes e gratos à prefeita por ter nos escolhido para esse evento, para esse momento”, comemorou a diretora da Escola Francisca Alves Gevaerd, Joseane Fidelis.

O ginásio da unidade de ensino reuniu alunos que puderam vivenciar o ato de patriotismo por meio da execução dos hinos. A estudante do ensino médio Brisa Agostina Racioppi, de 17 anos, chegou ao Brasil há quatro anos e desde então mora em Balneário Camboriú. Para ela, o momento foi especial, pois pode honrar a cidade que a acolheu.

“Acho muito importante a gente relembrar um pouco sobre essa pátria que me recebeu tão bem. Eu estou aqui faz quatro anos nesse país muito receptor, que abre os braços para as pessoas de fora e é muito importante a gente ter ciência disso”, disse.

Durante o ato cívico, foi realizado o descerramento da placa que eterniza uma homenagem ao saudoso morador Pedro Aparicio da Silva Junior, conhecido como “Pedro do Graça”, que denominou o ginásio de esportes da escola.

Pátria na Escola

A primeira edição do Pátria na Escola foi realizada no Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, na Barra, no início de abril. A regulamentação do Projeto de Lei N.º 92/2025, que institui o programa, tramita na Câmara de Vereadores da cidade.

O objetivo do programa é promover homenagens cívicas em todas as unidades de ensino fundamental da rede municipal. Os atos serão realizados na primeira terça-feira de cada mês, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Hino do Estado de Santa Catarina, o Hino do Município de Balneário Camboriú e o Hino da Bandeira. O programa também será aplicado no âmbito das unidades de ensino da rede privada das quais o Município adquira o “Voucher Escolar”.

Toda a organização do Pátria na Escola será realizada pela Secretaria de Educação, com apoio e suporte da Fundação Cultural, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Autarquia Municipal de Trânsito – BC Trânsito.

Em cada edição do evento, a direção da unidade escolar precisará incluir uma apresentação cultural feita pelos próprios estudantes da instituição. A Fundação Cultural pode contribuir com a organização das apresentações, reunindo participações de artistas locais com músicas e manifestações que ressaltem os valores democráticos, o patriotismo e os símbolos nacionais.

Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação/PMBC

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Deputada Paulinha se licencia por 30 dias e abre espaço para representação de Itajaí na Alesc

Camboriú é integrada ao Mapa Brasileiro do Turismo