A Ambiental pretende iniciar, ainda neste ano, testes de compostagem com resíduos orgânicos coletados em Balneário Camboriú, visando produzir adubo para ser distribuído gratuitamente ao setor de paisagismo da prefeitura, escolas e outras organizações sem fins lucrativos.
A compostagem é um sistema natural de transformação dos resíduos em adubo. A coleta desses restos orgânicos, impõe grandes dificuldades porque a população não está acostumada a separar materiais que podem ser reaproveitados.
Um estudo produzido em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada ao Ministério da Economia, apontou que cerca de 50% dos resíduos descartados eram orgânicos, passíveis de compostagem, como sobras de alimentos, alimentos deteriorados etc.
Nesta etapa, a Ambiental distribuirá contentores de 50 litros a parceiros escolhidos por seu potencial de geração de resíduos orgânicos.
Esse material será periodicamente recolhido e encaminhado a uma área específica do aterro sanitário, para formação das leiras, espécie de canteiros, onde ocorrerá a transformação em adubo.
GIPHY App Key not set. Please check settings