in

ÁGUA: Abastecimento na temporada é garantido com a reedição do acordo entre rizicultores e Emasa

“Essa é uma importante ação, que conseguimos ter o respaldo dos rizicultores mais uma vez, para garantir o abastecimento das duas cidades neste período de maior consumo, sem que os agricultores sejam prejudicados. Assim, eles fazem essa reserva e liberam a água estocada quando for necessário”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.

As terras usadas para quadra de arroz, servirão como um grande reservatório com cerca de 10 a 15 centímetros de lâmina d´água. Em caso de diminuição do nível, os rizicultores são acionados e liberam a água reservada de volta ao rio, aumentando o volume do Rio Camboriú. “Como esse acordo vem dando certo há três temporadas, conseguimos manter os 23 rizicultores interessados em participar e todos serão indenizados pelo uso de suas lavouras para a constituição de um grande reservatório de água bruta, visando atender a demanda excessiva de água potável durante o período da temporada”, menciona o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Esse acordo, que foi inclusive destaque em rede nacional como iniciativa inédita, conta com o apoio do Sindicato dos Rizicultores, Epagri e dos Governos Municipais das duas cidades. O valor a ser pago aos rizicultores pela Emasa, foi calculado com base na média dos últimos anos da chamada “safrinha”, um investimento total de R$ 2.299.001,98.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Plano 1000 repercute em Bombinhas. Prefeito Paulinho elogia compromisso do Governador com os municípios catarinenses

CAMBORIÚ :Várzea do Ranchinho recebe rede adutora e de distribuição de água potável