in

6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú será realizada nesta quarta-feira (21) na Univali

A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú será realizada nesta quarta-feira (21), no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Balneário Camboriú. O evento ocorre das 8h às 18h, com organização do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e apoio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI).

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência abordará cinco eixos definidos nacionalmente: o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; o fortalecimento das políticas voltadas à proteção da vida, da saúde e do cuidado integral da pessoa idosa; a proteção e o enfrentamento à violência, ao abandono social e familiar; a promoção da participação social, do protagonismo e da vida comunitária, considerando a diversidade do envelhecimento; e a consolidação e o fortalecimento dos conselhos de direitos como política pública.

Durante o evento, serão escolhidos os delegados que representarão Balneário Camboriú na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A partir dessa etapa estadual, serão definidos os representantes de Santa Catarina para a Conferência Nacional, em Brasília.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mariza Farias de Liz, destaca a conferência como um espaço importante para o debate e construção de políticas públicas que assegurem os direitos da pessoa idosa. “A conferência permite que a sociedade se manifeste, trabalhe as políticas públicas já existentes e contribua para um envelhecimento digno a todos”, afirmou.

O secretário da Pessoa Idosa e vice-presidente do Conselho Municipal, Claudir Maciel, reforça o papel participativo da conferência. “A Conferência Municipal do Idoso se torna um momento muito valioso para nós, pois ela permite um engajamento social, onde a sociedade exerce controle também sobre as políticas públicas voltadas aos idosos, garantindo ao idoso um envelhecimento com qualidade, mais digno, fortalecendo ainda mais a defesa dos direitos da pessoa idosa. A participação do idoso trazendo sugestões e prioridades será fundamental para podermos avaliar a política municipal da pessoa idosa, seus avanços e desafios futuros”, completou.

A conferência é aberta a toda a população de Balneário Camboriú, com foco especial na participação das pessoas idosas, que poderão apresentar demandas, sugestões e prioridades.

Mais informações estão disponíveis na Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro de Balneário Camboriú, das 7h às 19h.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Confira a programação de obras de interligação de rede de água da Emasa para esta semana