A Fundação Cultural de Balneário Camboriú promoverá o 2º Encontrão da Cultura na terça-feira (13). Com o evento, que vai ocorrer às 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, será dada continuidade ao processo de escuta e elaboração coletiva das políticas culturais no município.
Aberta a artistas, produtores culturais e demais interessados em colaborar com a construção de políticas públicas para a área, a segunda edição do encontro tem como principal objetivo realizar oitivas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para 2025. Os participantes serão ouvidos sobre as prioridades de aplicação dos recursos da PNAB.
Balneário Camboriú tem uma projeção de R$ 4.043.196,60 para até 2027. Para este ano, a estimativa é de R$ 1.010.799,15. Com as oitivas, a intenção é garantir que os recursos sejam aplicados de forma democrática, transparente e alinhada às necessidades do setor cultural.
A primeira edição do Encontrão da Cultura foi em 4 de fevereiro deste ano, também no Teatro Municipal Bruno Nitz, reunindo cerca de 150 pessoas. Ao longo do evento, houve oitiva da comunidade para alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB 2024, oficina sobre Pontos de Cultura e encontro de produtores culturais.
“O 2º Encontrão é uma continuidade do compromisso da Fundação Cultural em fazer a tomada de decisão de uma forma transparente e democrática sobre os recursos públicos, especialmente sobre a verba da PNAB, que é significativa para o investimento na cultura de Balneário Camboriú. Os próprios agentes e produtores culturais poderão participar da decisão sobre onde serão destinados os recursos. Por isso, é muito importante a participação de todos nessa atividade”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Sobre a PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) visa estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada, conforme Lei nº 14.399 de 8 de julho de 2022, Decreto nº 11.470 de 18 de outubro de 2023 e demais normativas publicadas pelo Ministério da Cultura (MinC). Por meio da PNAB, é possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi com a Lei Aldir Blanc 1 e com a Lei Paulo Gustavo.
GIPHY App Key not set. Please check settings